sexta-feira, 4 de maio de 2012

Denner Coutinho

Nome: Denner Coutinho
Religião: Ateu
Profissão: Servidor público e estudante de Gestão em T.I. e Graduação em Geologia.
Ideologia: Conservador



Introdução: Por Denner Coutinho

Ex-evangélico; ateu há 5 anos. Ateu de bem, decente, da banda boa do ateísmo. Não alienado nem pela mídia, nem pela religião, nem pelos movimentos libertinos, nem pelo "politicamente correto". Não uso o ateísmo como pretexto pra viver irresponsavelmente em depravações. Sou pela família, pelos bons costumes, pela moralidade, pela vida humana, pelo futuro da nossa espécie.

Não sou neo-ateu, anticristão, antideus ou antirreligião. Não adoro Dawkins. Não considero nem admito papas no ateísmo, não apoio, nem sigo nenhuma dessas organizações de ateus atuais. Sou ateu independente. Não admito que transformem o ateísmo numa religião ou entidade de defesa de movimentos absurdos e que nada têm a ver com o simples fato de não se acreditar em deuses.

Sou membro e fundador de uma sociedade filosófica formada por ateus, chamada Sociedade Conservadores Ateus, onde buscamos discutir ideias para a formação de uma sociedade sadia e liberta do "establishment" de dominação por parte de meia dúzia de poderosos. Um livre pensador, mente aberta, mas não a ponto de derramar a massa encefálica e se esvaziar, nem ao ponto de deixar que um porco qualquer defeque  dentro.




BLOG / IDEOLOGIA / IDEIAS

...não queremos fazer da nossa descrença motivo de batalha com os crentes.


Quem são, o que acreditam e o que fazem os conservadores ateus?

São pessoas que não possuem ou perderam a fé em deuses, entretanto conservam os principais valores morais do cristianismo. Somos idealistas, acreditamos que ainda podemos fazer um mundo melhor, desde que conservemos esses princípios morais. Para isso, há muita coisa que precisa ser mudada no campo econômico e político e, concomitantemente, os bons valores morais precisam ser resgatados. Procuramos conscientizar o máximo de pessoas que pudermos e a ferramenta da rede mundial de computadores é a forma mais rápida. Quando conseguirmos conscientizar e juntar um bom número de pessoas em torno dessas ideias, poderemos, então, pensar noutras formas de manifestações. Somos solidários e procuramos nos irmanar a todos os grupos religiosos que defendam pontos em comum conosco. Não acreditamos em deuses, mas acreditamos na religião cristã.


A maioria dos conservadores no mundo é cristã. Como é ser conservador e ao mesmo tempo ateu no Brasil?

É difícil. Dizem que somos minoria entre os ditos “ateus”, mas não acredito nisso. Baseado em pesquisas de opinião pública os ateus têm se demonstrado um grupo de pessoas que não se alinham perfeitamente a nenhuma ideologia. As opiniões são as mais diversas. Por exemplo, numa pesquisa recente realizada pelo IBOPE, os “sem religião” demonstraram estar divididos com relação à união estável entre homossexuais. O “a favor” ganhou por apenas um ponto percentual. Se considerarmos a margem de erro da pesquisa essa ínfima diferença “já era”. O que acontece é que os ateus que não se alinham ao esquerdismo, ao Marxismo Cultural, parece não gostarem muito de se declararem abertamente ateus, ou não gostam muito de fazer ativismo. Por outro lado, os ditos “ateus” marxistas culturais são militantes. Por isso, são os que estão em evidência na mídia. Na verdade, nós, ateus conservadores, os que nos manifestamos, nem somos aceitos entre essas organizações de ateus. Não obstante o fato de não crermos em deuses, eles não nos reconhecem como ateus. Somos discriminados por eles. Temos encontrado muito mais simpatia e acolhida entre os religiosos.


Como surgiu a ideia de um blog reunindo leitores que se encaixam no perfil de ateus e conservadores?

Começamos com uma comunidade virtual numa rede social. Foi lá, nos fóruns de discussão, que começamos a entender que não possuir a fé em deuses não implica obrigatoriamente em ser anticristão, antirreligioso, imoral e libertino, e que seria perfeitamente possível não acreditar em deuses e sermos amigos da religião cristã. Foi um processo até esse entendimento. Criei o blog em 2009, passamos por uma fase neo-ateísta e quando chegarmos às conclusões ditas anteriormente, entre 2010 e 2011, passamos por uma fase de profundo questionamentos acerca do neo-ateísmo e, no começo deste presente ano (2012), assumimo-nos definitivamente ateus e conservadores.


Você defende o ateísmo clássico, um ateísmo ateu, que não se preocupa com questões como a existência ou a inexistência de Deus, simplesmente a ignora. Essa é a principal diferença entre o ateísmo e o neo-ateísmo?

Exato. Há pessoas que dizem possuir razões (pessoais ou não) para a acreditarem na existência de deus, muitos de nós, possuímos razões para não acreditarmos. Não incentivamos ou promovemos debates públicos sobre essa questão. Pois, não queremos fazer da nossa descrença motivo de batalha com os crentes. Acho que ambos os lados jamais conseguirão objetivamente provar nada. Se alguém acredita em deus e isto lhe faz ser feliz e uma pessoa melhor, não há nenhuma razão para quem não possui a fé querer retirar-lhe a fé. 

Inclusive, aqui e acolá, aceito o convite pra ir a cultos cristãos sem o menor problema. Se a liturgia do culto me agradar, até canto os hinos e corinhos que me agradam, quem disser que vai orar por mim, agradeço e vejo como uma forma de carinho, acho tudo muito bonito. Incentivo a quem tem filhos menores a levarem-nos às EBD (escolas bíblicas) para aprenderem os bons princípios cristãos. E é nesse sentido que tenho aconselhado os meus pares. Ateísmo não é uma religião. Todos são livres para crer ou para não crer, para deixar de crer ou para voltar a crer. E dessa liberdade não abrimos mão. O neo-ateísmo é a antítese de tudo isso. Os neo-ateístas são militantes do ateísmo, pregadores do ateísmo. Eles travam uma luta contra a religião - sobretudo a cristã – utilizando-se de vários pretextos. O objetivo deles é retirar a fé de todo mundo e transformá-lo num “paraíso ateísta”.


Quem são os maiores expoentes do ateísmo e do neo-ateísmo?

Acho que pensadores da antiguidade clássica representam melhor o ateísmo clássico, tais quais: Protágoras, Pródico, Demócrito e Teodoro. Os tais pensadores apenas não cogitavam o espiritual para tentar explicar o mundo natural. Atualmente, há poucos que têm coragem de se expor publicamente e enfrentar as “excomunhões” e “deprecações” dos neo-ateístas, mencionaria: Roger Scruton, Heitor de Paola, Bruce Sheiman, Marcelo Gleiser e Michael Ruse.

Quase todo ateísmo que nasceu durante e após o período da Revolução Francesa é anticristão, antirreligioso. O neo-ateísmo nasceu quando tentaram agregar política ao ateísmo como se fosse uma coisa só. Hoje em dia, a tendência do neo-ateísmo é querer apresentar o ateísmo, não mais como a simples ausência de fé em deuses, mas como um conjunto de doutrinas políticas quase sempre antirreligiosas, chamada de “humanismo secular”. Os principais expoentes desse neo-ateísmo ou ateísmo militante são: Michael Onfray, Sam Harris, Daniel Dennett, Christopher Hitchens e Richard Dawkins.


SOCIEDADE

O movimento feminista é uma desgraça para as mulheres.


Por várias vezes seu blog se coloca contra o feminismo, por quê?


O movimento feminista é uma desgraça para as mulheres. Trouxe-lhes mais malefícios do que benefícios. A inserção de mulheres em atividades extradomiciliares tem lhe rendido uma baixa no padrão de vida. E isto se evidencia na diminuição da diferença da expectativa de vida entre homens e mulheres. Desde o começo do século, essa vantagem em relação à expectativa de vida dos homens recuou de 7,8 para 7 anos. Além disso, o feminismo é segregador. O ativismo feminista é uma forma de combater preconceitos, criando novos preconceitos. Há muito tempo deixou de ter o objetivo de querer dar às mulheres os mesmos direitos dos homens. De uns tempos pra cá, ele tornou-se absurdamente discriminatório, pois as suas reivindicações são de superioridade e de aquisição de privilégios e direitos especiais. E toda agenda que objetive aquisição de direitos especiais e superioridade, é injusta e, por isso, somos contra. Muito se fala em “dia da mulher”, “hospital da mulher”, “direitos da mulher”. Hoje, quem está sendo discriminados são os homens. Vemos a influência do feminismo na vida social, sob a forma de preconceito, o gênero masculino é sempre tido como o “vilão”, o “cafajeste”, e o feminino, a “vítima”, a “pureza”. A paternidade está sendo paulatinamente ignorada e a constituição de uniões familiares para os homens estão sendo um altíssimo risco, pois em caso de dissoluções, as leis cobrem as mulheres de direitos e os homens de prejuízos. Se considerarmos as reivindicações feministas atuais, veremos coisas absurdas, como acontece nalguns países em que feministas defendem que mulheres que cometem crimes não paguem suas penas em regimes fechados!


Os índices de divórcio pós-feminismo são alarmantes

Por que o feminismo é tão mal visto pelos conservadores?

A meu ver, a visão conservadora vê a mulher como tendo particularidades em sua constituição física que a diferencia da do homem, tornando-a mais apta do que o homem para determinadas tarefas, como por exemplo, cuidar do lar e dos filhos. Tradicionalmente, o homem cuidava das tarefas exteriores, de trazer o suprimento para o lar. E esta é a visão cristã, do Novo Testamento. O feminismo prega a ruptura desse conceito e procura demonizar o patriarcalismo. O impacto social que essa “revolução” na divisão de tarefas trouxe foi a dissolução dos casamentos e das famílias. Os índices de divórcio pós-feminismo são alarmantes e grande é o número de famílias monoparentais.


Há também no seu blog menções a uma conexão do movimento gay com o nazismo, poderia definir essa conexão?

Publicamos um artigo fazendo um resumo da entrevista da Dra. Rozângela Alves Justino a uma revista semanal. Na qual, ela levanta essa suspeita. De acordo com a entrevista, a conexão com o nazismo seria: a tentativa de desconstrução de estruturas sociais, como por exemplo, o conceito de família; a criação e supremacia de uma nova “raça”, a raça homossexual; a perseguição e eliminação de pessoas contrárias aos seus interesses. E que teriam o mesmo objetivo nazista: dominação econômica e política. Considero que isso pode fazer sentido.


Nenhuma religião aceita gays em suas fileiras. Posso dizer que 99% dos gays são ateus por não seguirem a regra básica das religiões referentes ao sexo e à sexualidade. Como os homens, antifeministas e conservadores ateus lidam com o fato de dividirem a ideologia ateia com os gays?

Só esclarecendo que há muitas mulheres também em nossa comunidade, cerca de 13%, segundo uma pesquisa em nossa comunidade virtual. E, também, noutra pesquisa, 11% dos que frequentam nossa comunidade virtual se declararam gays, lésbicas ou bissexuais. Enquanto ateus, não há nada a dizer, visto que, ateísmo é só ausência de fé e nada mais. O ateísmo é neutro quanto a essa questão de “sexualidade”.


Existe perseguição por parte da religião contra os ateus no Brasil? Se sim, que tipo de perseguição?

Pra falar a verdade, desconheço qualquer perseguição séria contra ateus, a não ser aqueles casos em que o moleque ateu achou ruim porque a professora rezou na sala de aula ou o excluiu de sala por não querer participar. Na maioria das vezes, uma simples conversa com a direção da escola já resolve a situação. Aqui e acolá, um pai que não quer deixar a filha namorar um ateu; pais que querem forçar os filhos a irem à igreja; e coisas desse tipo. Pelo menos nenhum de nossa comunidade nos relatou algo mais sério. Acho que o mais chegou perto de ser algo realmente sério foi aquele caso em que o jornalista José Luiz Datena disse na TV que não gostava de ateus e que, no entender dele, a maioria dos ateus eram criminosos. Em comparação com o que ateus sofrem noutros países, sobretudo nos muçulmanos, chegar a ser insignificante. O nosso povo, em comparação com outros povos, é um povo tolerante, até demais. O que temo é que, devido ao ativismo militante desses neo-ateus, essa pequena perseguição venha a aumentar.


Você consegue vislumbrar uma sociedade ateia e com altos níveis de moralidade? Existe alguma região do mundo com essas características?

Não consigo vislumbrar, nem acordado, nem em sonho. Ambos, crença e descrença em deuses ou forças sobrenaturais, sempre coexistirão. O desastre de uma “sociedade ateia” aos moldes do “ateísmo” desses ateus militantes seria catastrófico: anarquia, hedonismo, libertinagem e desumanidade seriam as marcas a serem contadas por quem sobrevivesse.


Por que há mais jovens ateus (15-30) do que pessoas de mais idade? O que leva o jovem a se interessar tanto pelo ateísmo? Não seria uma forma de rebeldia contra o costume, isto é, à maioria?

A maioria das pessoas que não possuem fé em deus por terem-na perdido e se acham ateus, já passaram por uma fase anticristã, de achar que todos os males da humanidade encontram-se na religião. A maioria, com o passar do tempo, entende que isto não procede; outros acabam se viciando ou continuam anticristãos por interesses pessoais. Nos jovens e adolescentes, devido às particularidades da idade e às tendências modernas de desprezar o antigo, a negação de deus passa a ser uma ideologia facilmente absorvida por eles.


Há pouco tempo, houve um caso comentado no seu blog sobre um jovem, ateu, que foi repreendido por não participar de uma oração na aula de geografia. Eu concordo que a repreensão não foi correta. Não seria incorreto também impedir que os alunos tivessem a opção de uma disciplina de educação religiosa?

Sou totalmente a favor da manutenção do ensino religioso cristão nas escolas públicas e mais ainda, de uma reformulação no seu conteúdo programático. Pois, lamentavelmente, pra se adaptar ao “politicamente correto” esquerdista, o ensino religioso passou a ser um mero estudo da história das religiões, ao invés de ensinar os bons princípios morais do Novo Testamento. Agora, claro que tal disciplina deveria ser de inscrição opcional. E uma alternativa numa linguagem menos religiosa deveria ser dada ao aluno que não que não quisesse cursar o Ensino Religioso. Há poucos anos, tínhamos as disciplinas de “Educação Moral e Cívica” e “OSPB” nas escolas, que se destinavam a preencher uma lacuna que temos hoje. A educação atual só prepara o aluno para ser contingente para o mercado de trabalho, nada mais. Não trabalha o lado humano do aluno, preparando-o para viver em sociedade, ensinando-lhe valores morais, filosofia.


POLÍTICA


O cristianismo é a religião mais pacífica que existe

Você define que Hitler não era cristão e nem ateu. Existe alguma religião que pregue as atrocidades que ele cometeu?

Parece que Hitler era muito influenciado pelas crenças da mitologia nórdico-germânica. Sinceramente, acredito que haja religiões potencialmente perigosas. A meu ver, o cristianismo é a religião mais pacífica que existe. Se você pegar o Novo Testamento, não vê um único caso de a divindade ter mandado um cristão matar outra pessoa. Pelo contrário, a piedade e a caridade são ideias predominantes. Agora, por exemplo, se você pegar algumas partes do Corão, verá coisas como ordenanças para que “infiéis” sejam assassinados.


A presença de grupos religiosos no congresso e no senado tem servido de base para a manutenção das leis que evocam o moralismo no Brasil. Qual é a sua opinião sobre a intervenção de grupos formados por políticos cristãos na política brasileira?

Eles são minoria frente à base aliada esquerdista. Não têm essa força toda. A avalanche política vem da base aliada querendo aprovar tudo que o Executivo lhe ordena, dando como premiação vários cargos para os partidos da “companheirada”. Isso sim é feio e vergonhoso. Se por “moralismo” entendermos os princípios morais básicos para a manutenção da célula fundamental da sociedade, a família, não há nada que se reprovar. Afinal, tais princípios foram provados e aprovados durante toda a história e fazem parte da nossa cultura ocidental. Eu sou a favor das bancadas cristãs e da ampliação delas, inclusive. A religião cristã faz parte da história do nosso país, a imensa maioria da nossa população se diz cristã, portanto normal que exerça influência. Ela deve participar ativamente dos debates públicos, pra que haja um equilíbrio de forças, um contrapeso ao secularismo. Outra coisa. Quem objeta a presença das bancadas cristãs pretende fazer o quê? Cassar os direitos políticos dos cristãos? Não vejo outro meio de impedir a formação delas.


O que você pensa sobre nomes como Jean Wyllys, Marta Suplicy e outros assumidamente ateus que defendem abertamente o homossexualismo?

É um direito deles, defenderem o que bem entenderem. O que acho errado é a tentativa de vinculação do ateísmo ao homossexualismo. Não há nenhuma ligação entre ateísmo e homossexualismo. Uma coisa não implica noutra. Nem todo ateu é gay, nem todo gay é ateu.


Como está a atual situação política no Brasil?

Tomado pela enxurrada esquerdista, com poucos focos de resistência isolados. Eu diria que, na prática, vivemos um monopartidarismo. Infelizmente, no Brasil não há uma Direita política. Partidos como PSC não têm muita expressão. Aqui, parece haver uma vergonha em se dizer de Direita. Não vejo a Direita com solução para o país, mas o equilíbrio de forças é importante para uma boa democracia. País em que um partido ou grupo reina absoluto no poder corre o risco de virar uma Cuba ou uma Coreia do Norte comunista.


Dilma Rousseff teve que voltar atrás quanto suas posições abortistas. Cristãos, por princípio, não são abortistas. Qual a posição dos ateus conservadores quanto ao aborto e à recente lei declarada pelo STF?

Lamentável! A meu ver, uma decisão política que era pra sido tomada no Legislativo. Não acho que ela tenha voltado atrás na ideia esquerdista do aborto, foi apenas um joguete político da “batata quente” em que ninguém quis se queimar, nem o Legislativo, nem o Executivo. Recentemente, ela colocou numa tal de “Secretaria da Mulher”, ou algo parecido, uma pessoa que se declarou abertamente abortista e aborteira. 

Algum de nós elegeu algum Ministro do STF? Não. Eles são nomeados pelo Executivo. A decisão foi uma afronta aos Direitos Humanos que os defensores do aborto tanto alardeiam. Pois, o direito à vida é o principal direito humano. Todo ser humano deve ter o direito de viver nem que seja por um breve período de tempo, como no caso dos anencéfalos. Quem disse que a mulher tem esse direito de escolher quem deve viver e quem deve morrer? E tal decisão abriu precedentes para outros casos. Quem serão os próximos? Deficientes? Portadores de Síndrome de Down? Como o que está em jogo é uma vida humana, oficialmente nos declaramos favoráveis ao aborto somente em caso risco de vida da gestante, visto que nesse caso, sob a impossibilidade de se salvar as duas vidas, tem que se escolher uma delas. E no caso de estupro também. Mas, ainda assim, neste último caos, não tenho muita convicção nelas e, em breve, proporei uma votação interna para decidirmos.


O Brasil, atualmente, é um Estado Laico?

Sim, com todas as letras. Nossa Carta Magna não é a bíblia; nossos governantes e políticos não são postos no poder pelos clérigos, mas via eleição popular; não temos uma religião oficial do Estado; não somos obrigados a seguir esta ou aquela religião; a igreja não lhe cobra impostos.


RELIGIÃO


Zelar pela família é zelar pela própria sobrevivência da nossa espécie.

Ateus devem defender a religião assim como a religião defende o direito do ateu?

Ateus devem defender a liberdade de crença ou descrença. Só isso. É somente isso que diz respeito ao ateísmo e que pode prejudicar a um ateu.


Que provas você apresenta para a inexistência de Deus?

Objetivas? Nenhuma. Não há provas objetivas da existência de deus, quanto mais difícil ainda será para alguém provar a inexistência dele [risos]. Há provas subjetivas e de perspectiva. O que tenho a dizer é que é possível que o universo e a vida tenham surgido sem a intervenção de uma entidade divina ou espiritual.


Encabeçado por Richard Dawkins, há um movimento cooptando jovens sob o manto de ateísmo. No entanto, entendo o ateísmo como despreocupado com a questão teísta. Como alertar aos seguidores de Dawkins, jovens em sua maioria, que estão fazendo parte de uma farsa?


Divulgando e esclarecendo isso com o máximo de alcance que pudermos ter. A turma do Dawkins está muito melhor articulada e dispõe de muito mais recursos, sem dúvidas...


Bento XVI, Silas Malafaia, Magno Malta e outras figuras religiosas que conseguiram encarnar difundir o conservadorismo são bem vistos pelos conservadores ateus?

Sim. O papa Bento XVI tem mantido firmes os princípios morais cristãos. Só acho que faltam atitudes mais enérgicas a serem tomadas contra os anticristãos de batina. Há verdadeiros movimentos dentro das igrejas católicas de oposição às doutrinas cristãs, padres e freiras querendo que o papa rasgue o Novo Testamento e o reescreva, tirando aquilo que eles não gostam que estejam lá. Aqui no Brasil, admiramos a postura conservadora destes que você mencionou, do Padre Paulo Ricardo, do Pastor Glauco Filho, do Cel. Paes de Lira, de Jair Bolsonaro, do escritor Júlio Severo, do Professor Olavo de Carvalho, e tantos outros. Claro que não nos alinhamos totalmente, nem concordamos 100% com o bojo de ideias deles, mas temos muitas ideias em comum.


Você concorda que o Novo Testamento é o melhor manual de conduta já escrito? Por quê?

Porque nenhuma outra produção filosófica ou religiosa antes ou depois dele conseguiu compilar tantos ensinos morais centrados em algo que não precisamos da fé para entender que são corretos: na família, o fundamento da sociedade. Não há pra onde correr, se você acredita ou não em deus, se for honesto, não poderá negar que zelar pela família é zelar pela própria sobrevivência da nossa espécie.


Qual é o impacto do ateísmo numa sociedade historicamente cristã?

O não militante cria uma sensação nos crentes de que o “fim” não está tão próximo, que ainda podemos aproveitar e construir um mundo melhor; o militante conduz à degradação moral os crentes dizem: “Maranata! Ora vem, senhor Jesus” [risos].


Qual a posição dos ateus conservadores quanto aos neo-ateístas militantes?

Somos-lhes contrários. Ateísmo não tem agenda, doutrinas, nem muito menos pregações. O ateísmo por si só é neutro. Não implica em nada que não seja a própria ausência de fé em deuses. Portanto, há ateus conservadores, há ateus libertinos; há ateus corinthianos, palmeirenses; há ateus de esquerda e há ateus de direita. Portanto, o errado não é ser ateu e esquerdista ou humanista secular. O errado é querer vincular uma coisa a outra, como se obrigatoriamente todos os ateus tivessem que ser palmeirenses ou corinthianos.


Vocês costumavam defender o Zeitgeist, movimento conhecido entre religiosos conservadores como defensor de políticas marxistas. Qual o real motivo da mudança de postura?

Na verdade, o Marxismo Cultural, está meio que implícito no movimento. Só o percebemos quando nos aprofundamos nele. Ninguém de lá admite isso. Mas, o fato é que o que eles defendem é muito mais do que uma mudança econômica, através de uma RBE – Economia Baseada em Recursos. Está implícita uma mudança nos valores. Informalmente, eles defendem vários pontos das agendas feministas e homossexual. Defendem a desconstrução do conceito de família, advogam que a religião cristã impede a instalação da sociedade Zeitgeist e que todas elas devam ser substituídas pela espiritualidade natural.


Deixe uma mensagem para os neo-ateus.

Um ateu perseguir os crentes, querer retirar-lhes a fé e que todos sejam ateus é o mesmo que um careca perseguir os cabeludos, querer raspar-lhes a cabeça a fim de que todos sejam carecas.

7 comentários:

  1. parabéns por seu posicionamento lúcido, honesto. Sou Cristão e fico feliz de ter pessoas assim , que sabem perceber as coisas com clareza, separar e organizar pra que todas as pessoas possam ser livres pra crer em deus ou não.Depender de mim, terá seu blog mais divulgado.

    ResponderExcluir
  2. "admiramos a postura conservadora destes..." "...do Professor Olavo de Carvalho..."

    Perdeu o respeito.

    ResponderExcluir
  3. Depois de ler as idiotices deste cidadão Denner Coitinho, tenho certeza que o mesmo deve ter sido sodomizado quando era adolescente. E o pior....ele gostou e muito !

    ResponderExcluir
  4. Como tem idiota que não percebe que esse "denner coutinho" nem sequer é real, é um fake. Nenhum ateu verdadeiro e inteligente escreveria tamanhas asneiras e jamais subescreveria infâmias e sandices de tipos como Malafaia, Olavo de Carvalho, Júlio Severo e ainda defenderia o cristianismo (!). Quem acreditar que existe um ateu assim tem que tratar da cabeça. Denunciem esse fake que sei quem está por trás dele em vários lugares da Internet.

    ResponderExcluir
  5. Quem faz as perguntas e quem as responde é a mesma pessoa. Que picaretagem e coisa óbvia.

    ResponderExcluir
  6. http://esaj.tjsc.jus.br/cpo/pg/show.do?localPesquisa.cdLocal=23&processo.codigo=0N000M5LO0000&processo.foro=23

    http://tjsc14.tj.sc.gov.br/cposg/pcpoResultadoConsProcesso2Grau.jsp?CDP=010001G7R0000

    A batata quente de alguém está assando.

    ResponderExcluir